Catequese‎ > ‎

Eucaristia - 27/03/2010

Caro (a) Catequista

 

Nosso próximo sábado, dia 27 de Março,  o encontro é com a 1ª Eucaristia, e o tema será Jesus e a Samaritana (Jo 4, 5-42).

 

Abaixo apresentamos algumas informações na expectativa de ajudar na compreensão do texto dentro do contexto daquele momento histórico e geográfico.

 

Por que histórico? É importante entender a existência de divergências entre os dois povos.

 

Por que geográficas? O evangelista afirma: “Ele tinha de passar pela Samaria (onde viviam os samaritanos)”. Mas se observarmos o texto verificamos que Jesus deixa a Judéia e volta para a Galiléia, o que no mapa pode ser confirmado que não necessitava

passar pela Samaria. Contudo o que o evangelista retrata é que Jesus tinha que passar pela Samaria, pois também aos samaritanos deveria ser apresentada a Boa Nova. A missão de Jesus de unir todos os povos na mesma fé.

 

A partir do texto redigimos perguntas diferentes para a 1ª Eucaristia I e II, no respeitar ao crescimento no entendimento e na fé. Contudo, aos catequistas cabe a leitura de todas as perguntas pela oportunidade de melhor entender o todo.

 

Algumas informações que podem ajudar no entendimento do texto: Em 722 AC, o reino do Norte foi destruído e parte da população foi deportada para a Assíria. Em seu lugar foram enviados colonos assírios. Esta população mista deu origem aos “samaritanos”. Sua fé é monoteísta (acredita num deus único). Quando os deportados do reino de Judá foram libertados e repatriados pelos persas, em 538 AC, os samaritanos quiseram aliar-se aos judeus para reconstruir o Templo. Zorobabel (Esd 4,2) e Neemias (Ne 13,28) não aceitaram. Daí vem um desentendimento entre judeus e samaritanos (Lc 9,52-54; Jo 8,48). Os judeus consideravam os samaritanos como “heréticos” (aqueles que professam uma heresia(doutrina contrária a fé)) e “espúrios”(bastardos, não genuínos, não serem judeus). Jesus tinha simpatia pelos samaritanos (Lc 10, 30-37; 17, 11-19).

 

Perguntas para Eucaristia I

1)       O que Jesus pede a Samaritana? (Aprofundar o entendimento da água viva. Para os samaritanos a água viva significa a água que nasce e corre da fonte. Já para Jesus significa a graça e a verdade. Jesus é a fonte da qual jorram a graça e a verdade que Ele dá aos que nele crerem (Jo 7,37ss))

2)       O texto informa que a samaritana quando foi à cidade deixou o cântaro (tipo de vaso bojudo e grande usado para o transporte da água do poço até a casa). O que significa? (A intenção de mostrar que a mulher já não precisava mais do cântaro para buscar água, pois encontrara a água viva, Jesus.)

3)       O que a samaritana vai contar na cidade? (Não permanecer somente no texto e nas palavras proferidas pela samaritana, mas entender a grande verdade que esta mulher recebeu de Jesus. Ele falou com ela, lhe contou sobre a vida dela ao pedir pelo marido dela e indicar que o atual não é dela, fala sobre onde adorar o Deus verdadeiro. Apresenta uma verdade em que ela acredita, e a profissão de fé dela aos demais faz com que eles também venham conhecer Jesus).

4)       Os discípulos ficam admirados em ver Jesus conversando com uma mulher. Por quê? (Explicar as diferenças entre os dois povos e a questão sexista existente na época)

5)       Os samaritanos acolhem a palavra de Deus. O que significa? (Aprofundar com eles a questão do entendimento da palavra com nossa inteligência, e após a necessidade de que a palavra seja levada ao coração e a fé, e por fim se torne uma atitude)

 

Perguntas para Eucaristia II

1)       Por que Jesus fala com a Samaritana? (A missão de Jesus é unir todos os povos na mesma fé, também os samaritanos e os judeus.)

2)       No texto que assistimos são apresentadas sérias barreiras religiosas e sociais (sexistas). Identifique-as: (Barreira religiosa Jo 4,20; Barreira social (sexista) Jo 4,27)

3)       Os discípulos se admiravam de que Jesus estivesse falando com uma mulher. Um Judeu que se prezasse nunca falaria com uma mulher, que não fosse a sua esposa, e muito menos falaria com uma samaritana. O que revela esta atitude de Jesus? (Veja Gl 3,28 “Já não há judeu nem grego, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher, pois todos vós sois um só em Cristo Jesus.)

4)       Os judeus se achavam muito ortodoxos (aqueles que cumprem a doutrina a risca) e os samaritanos seriam hereges. Onde adorar o Deus verdadeiro, em Jerusalém ou no monte Garizim? Como Jesus acabou com esta briga? (Jo 4, 21 “Mulher, acredita em mim, vem a hora em que nem neste monte (Garizim) e nem em Jerusalém adorareis o Pai”, pois o verdadeiro culto a Deus se realiza na pessoa do próprio Jesus.)

5)       Jesus disse: “Tenho uma comida que vós não conheceis”. Que comida é esta? (“Meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e completar a sua obra”. A vontade do Pai e a sua obra é a salvação dos homens.)

Este texto também esta sendo repassado ao Padre Josué para que faça sua análise e corrija se necessário for, porém para que todos possam já ir preparando seu encontro lhes remeto ainda e rascunho.

 

Qualquer dúvida entre em contato 8859 6210.

Comments